quinta-feira, 14 de abril de 2011

Ato público começa na praça, engarrafa o trânsito e termina em encontro com prefeito

Manifestação pacífica cobra planejamento e ação de reconstrução do município

Sindicalistas, partidários de esquerda e líderes comunitários promoveram terça-feira, 12, um ato público para lembrar a tragédia climática que devastou Nova Friburgo e também para cobrar das autoridades municipais, estaduais e federais planejamento e ação da reconstrução do município. A manifestação teve três momentos: discursos na Praça Dermeval Barbosa Moreira, caminhada na Avenida Alberto Braune e, finalmente, encontro entre os integrantes do movimento com o prefeito Dermeval Neto (PMDB).
Na Praça Dermeval os discursos foram contundentes, pregando dignidade, moradia e trabalho para as vítimas da tragédia climática. Os manifestantes cobraram aluguel social para todos os desabrigados e desalojados, o início imediato da construção das casas populares, a recuperação dos bairros atingidos pela tragédia, entre outros pleitos. Em seguida os participantes do ato público fizeram uma caminhada em direção à Prefeitura, fechando parte da Avenida Alberto Braune, o que causou um grande engarrafamento no trânsito central da cidade. Na Prefeitura, Dermeval Neto abriu as portas de seu gabinete para receber os integrantes do Fórum Sindical e Popular de Nova Friburgo.
Lideranças do ato público consideraram a manifestação positiva, porque “a população aceitou o convite e participou do dia de luta e também porque as lideranças puderam expor diretamente ao prefeito suas opiniões e angústias, sobretudo com a situação das vítimas da tragédia, apontando também o abandono dos bairros e distritos”, destacaram. Lideranças do ato disseram que “sempre no dia 12 de cada mês o ato público pacífico será repetido. Não se trata de entrar em rota de colisão com o governo municipal, mas cobrar planejamento e ação de reconstrução da cidade”, acrescentaram.
Ontem, 13, um dia após a manifestação, lideranças do ato público voltaram a se encontrar com o prefeito Dermeval Neto para entregar uma pauta de reivindicações. A nova reunião aconteceu no Centro Administrativo da Prefeitura (antigo prédio da Oi/Telemar).

Deputado entrega requerimento cobrando fiscalização de recursos da Região Serrana
O deputado federal Glauber Braga (PSB/RJ) protocolou na Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara dos Deputados requerimento com propostas para fiscalizar os recursos que as cidades da Região Serrana do Rio receberam depois da catástrofe climática de janeiro. Além de fiscalizar, o deputado propôs também que a comissão receba das prefeituras das cidades atingidas informações indispensáveis na confecção de um relatório.
“Precisamos saber e entender onde os recursos estão sendo aplicados. Já tentei ter acesso a essas informações de forma informal e não fui atendido. Agora proponho que a comissão faça isso oficialmente”, cobrou.
Os membros da comissão ficaram de analisar o pedido do parlamentar. Glauber disse que, caso o seu pleito seja atendido, a metodologia da fiscalização poderá ser efetivada através da análise de todos os documentos relacionados aos contratos contemplados com a verba repassada pelo governo federal, atendimento aos programas de aluguel social, além de uma rigorosa fiscalização in loco para obtenção dos dados e informações necessários, com auxílio do Tribunal de Contas da União.










Nenhum comentário:

Postar um comentário