domingo, 15 de maio de 2011

Secretaria Municipal de Educação e UFF firmam parceria para atender alunos



Nova Friburgo, 14 de Maio de 2011.

A Faculdade de Odontologia do Polo Universitário de Nova Friburgo (PUNF/UFF) foi representada pela professora-doutora Fernanda Volpe Abreu em encontro realizado na última semana com o secretário municipal de Educação, Marcelo Verly. O objetivo foi firmar parceria para viabilizar um projeto de atendimento a crianças desnutridas da rede municipal de ensino, propiciando o tratamento bucal de alunos na faixa etária de seis meses a seis anos de idade.

— Este projeto constará de vários acompanhamentos: tratamento médico com exame físico e laboratorial; nutricional, após exame antropométrico e aconselhamento dietético; fonoaudiológico, depois de exame diagnóstico; e odontológico, com exame clínico e tratamento curativo e preventivo — esclareceu Fernanda, coordenadora da Disciplina de Clínica Infantil (PUNF/UFF) e do Projeto de Extensão UFF (NF) em Ação, de atendimento odontológico.
Participam também do projeto o professor e médico Albino Fonseca, e a fonoaudióloga Tânia Afonso Chaves. Inicialmente, a equipe visitará todas as creches para fazer uma triagem entre crianças de seis meses a seis anos. Posteriormente, a faixa etária a ser atendida poderá ser ampliada, dependendo da demanda. 

— Vamos começar pelos alunos mais novinhos e depois, talvez possamos atender também as crianças do ensino fundamental — ponderou Fernanda.
A escolha da faixa etária se deve ao fato do período em que as crianças iniciam seu desenvolvimento, o que facilita as intervenções necessárias. 

— Esta é uma fase ainda precoce e o tratamento tem grande chance de atingir seu objetivo, que é chegar o mais próximo possível do ideal. Nesta fase, a criança está em sua primeira dentição, conhecida como “de leite” e o meu objetivo, como dentista, é fazer o acompanhamento da troca dos dentinhos de leite para a dentição permanente, evitando que ela não venha a sofrer com essa substituição — explicou a coordenadora.
Para o clínico geral Albino Fonseca, os exames médicos vão identificar se a desnutrição é causa ou consequência da má dentição. 

— Há esse binômio e a intenção é definir os parâmetros para resolver problemas. Parâmetros de laboratório, identificação de dificuldades na fala, na audição, visão, enfim, o princípio é o tratamento bucal, mas a partir dele, vamos avaliar a criança como um todo. Temos suporte para realizar diversos exames, e os que não pudermos fazer, vamos resolver por outras vias. O importante desse trabalho é melhorar as condições de saúde dos alunos, de preferência em sua mais tenra idade — completou o médico.

— Temos o exemplo da Etiópia que perpetua a desnutrição através de seus descendentes, atingindo várias gerações. Tal situação está criando o que se convencionou chamar de “sub-raça”, formada por seres humanos que não têm capacidade intelectual para desenvolver qualquer atividade. Felizmente, nossas crianças estão bem distantes desta realidade e o trabalho da Tânia (fonoaudióloga) consiste em avaliar a capacidade de aprendizado da criança e acompanhá-la para dar o suporte necessário — explicou Fernanda sobre o tratamento fonoaudiológico, enfatizando que a criança desnutrida comumente apresenta deficiência de aprendizado.
De acordo com o secretário, a parceria vem de encontro ao desejo do prefeito Dermeval Barboza Moreira Neto. 

— Precisamos desenvolver cada vez mais parcerias visando o desenvolvimento integral de nossas crianças. A excelência das ações desenvolvidas pela UFF nos traz grande expectativa em relação a este projeto! — declarou Verly, agradecendo também em nome de Dermeval.

Fonte: A Voz da Serra

Nenhum comentário:

Postar um comentário