sexta-feira, 8 de abril de 2011

Prefeito e secretário de Educação distribuem kits escolares para 1.200 alunos

Abrinq doa mochilas e material para alunos de quatro unidades municipais
Na manhã de quinta-feira, 07, o prefeito Dermeval Neto e o secretário de Educação, Marcelo Verly, visitaram quatro escolas municipais, acompanhados do coordenador da Fundação Abrinq / Ong Save the Children (Bélgica) para a Região Serrana, Rodrigo D’Almeida, e do secretário de Comunicação, David Massena.
Seguindo o critério de carência ainda presente em algumas unidades, os alunos das escolas Lafayette Bravo Filho, Ernesto Tessarollo, Estação Rio Grande e Rui Sanglard foram os primeiros a receber mochilas e material escolar como cadernos, estojos (com lápis, esferográficas, cola, borracha, apontador e tesoura), régua, pasta de cartolina e lápis de cor.
As visitas provocavam alvoroço entre a criançada tão logo percebia a chegada da equipe do governo. Após os breves discursos de praxe, do prefeito e do secretário, Dermeval, Verly e Rodrigo distribuíam os kits. A satisfação estampada em cada rosto era evidente e contagiava professores, diretores, funcionários e visitantes.  
Em cada escola, uma recepção, um jeito de olhar a figura do prefeito e do secretário, com a curiosidade típica da infância. Mas bastava Dermeval ou Verly se dirigirem à “platéia”, brincar com um e outro, abraçar, fazer um carinho, e dizer coisas como “todo mundo tem que estudar para quando crescer fazer de Nova Friburgo um lugar muito mais legal ainda para se viver”, para os alunos descontraírem e retribuir os afagos.
Em cada escola, uma emoção. Em cada escola, a sensação, entre autoridades e professores, de que mais um passo foi dado em direção à realização de um sonho: formar verdadeiros cidadãos a partir de uma geração para a qual tem sido feito todos os esforços, principalmente levando em conta a tragédia que marcou para sempre suas vidas. Esta foi a tônica dos recados passados pelo prefeito e secretário em suas falas, nas quatro escolas visitadas.
- Saibam que vocês, crianças, são os meus heróis, a força que me move e me faz acreditar que vale a pena lutar, a cada dia, para recomeçar, fazer tudo outra vez. Se vocês são capazes de sorrir, ainda que estejam vivendo momentos de tantas dificuldades, percebo o quanto tenho a agradecer-lhes pela coragem que demonstram em seguir adiante. Sinto-me abençoado pela oportunidade de fazer alguma coisa pela nossa cidade e nossa população. Acreditem, não há obstáculos que não possamos superar. Obrigado por tudo e fiquem com Deus - disse Dermeval, cercado de crianças.
O secretário Verly agradeceu às diretoras, professoras, equipe e pessoal de apoio das quatro escolas pelo empenho e dedicação pelo retorno às aulas.
– É muito gratificante para a secretaria de Educação participar deste evento juntamente com o prefeito Dermeval. Hoje, com esta doação feita por um de nossos inúmeros parceiros, avançamos no sentido de suprir estas necessidades. Desta vez contamos com a solidariedade da Fundação Abrinq, na pessoa do Rodrigo, que está conosco desde o primeiro momento. Priorizamos as escolas localizadas em comunidades mais carentes e também mais atingidas e afetadas pela tragédia de 12 de janeiro. No entanto, tudo isso desaparece, ainda que por apenas alguns instantes, ao ver um sorriso e sentir a alegria de cada aluno ao receber uma simples doação como essa. Costumamos esquecer o que um gesto de carinho pode significar para nossas crianças. São momentos como este, como bem disse o prefeito, que nos revigora para seguir em frente, em prol da recuperação da Educação e da nossa cidade – disse o secretário, acrescentando que a parceria com a Abrinq continua para propiciar desdobramentos como a implantação de Espaços Seguros em várias escolas, um projeto que visa instruir e conscientizar os alunos sobre o meio em que vivem.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de Nova Friburgohttp://secompmnf.blogspot.com (canal oficial de notícias)

Nenhum comentário:

Postar um comentário