quarta-feira, 16 de março de 2011

Municípios serranos se unem em consórcio para buscar recursos


16/3/11
Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis – os três principais municípios serranos atingidos pela tragédia climática de janeiro – já formalizaram a criação do Consórcio Serra Carioca, entidade que vai intermediar as ações junto aos governos estadual e federal para liberação de recursos voltados à reconstrução regional. Ontem, 15, no Hotel Bucsky, os outros quatro municípios serranos de menor porte – Bom Jardim, Sumidouro, Areal e São José do Vale do Rio Preto –, que também sofreram grandes prejuízos na devastação, anunciaram que vão aderir ao referido consórcio. O comando do consórcio será dividido em períodos de oito meses cada, até o término do atual mandato dos atuais prefeitos, em 31 de dezembro de 2012. 

Inicialmente a presidência do consórcio será entregue ao prefeito de Teresópolis, Jorge Mário (PT), que assume a função na sexta-feira, 18, em solenidade a ser realizada em seu município – com as presenças confirmadas do governador Sérgio Cabral, vários ministros e deputados estaduais e federais. Em novembro o Serra Carioca passará para o comando de Petrópolis e, em seguida, para Nova Friburgo. Nos três períodos, os municípios envolvidos no consórcio escolheram o empresário e ex-presidente da Associação Comercial de Nova Friburgo, José Alexandre Almeida, para ocupar a gerência da entidade, que terá sede no Rio de Janeiro e escritório de representação em Brasília.

Ontem, na reunião do Bucsky, apenas o prefeito de Petrópolis, Paulo Mustrangi (PT), não esteve presente. Isto porque a cidade imperial estava completando 168 anos. Por outro lado, o prefeito Dermeval Neto (PMDB) se fez presente na reunião com o colega de Teresópolis, Mário Jorge, e os demais chefes do Executivo das cidades serranas devastadas pela tragédia, acompanhado de quase todo o seu secretariado. O secretário estadual de Reconstrução Serrana, Affonso Monnerat, também compareceu à reunião para discutir as primeiras ações do Consórcio Serra Carioca.

Fonte: A voz da Serra

Nenhum comentário:

Postar um comentário